A gestão de pessoas é uma das atividades mais importantes de qualquer empresa. Afinal, os funcionários são os responsáveis por fazer a organização crescer e ser mais competitiva no mercado. No entanto, ainda existem empresas que negligenciam a gestão de pessoas e, consequentemente, o reconhecimento do colaborador.
É importante destacar que a falta de reconhecimento é um dos principais motivos da queda da produtividade e do alto índice de erro, que causam diversos prejuízos nas empresas.
Pensando nisso, nós separamos algumas dicas para você aplicar a gestão de pessoas no seu escritório e, assim, ter funcionários mais satisfeitos e comprometidos com as suas funções!
O que é a gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é a área encarregada de administrar o capital humano das organizações. Para fazer uma gestão adequada é necessário conciliar os objetivos dos colaboradores com as metas da empresa. Por isso, os responsáveis pela gestão devem focar em ações de engajamento, desenvolvimento e motivação da equipe que estejam alinhadas com o planejamento estratégico da organização.
Tudo o que você precisa saber sobre doença do trabalho
Importância da gestão de pessoas para escritórios
As pessoas são o bem mais valioso da empresa. Isso porque o capital humano está diretamente relacionado à saúde de um negócio. No entanto, de nada vale um time bem capacitado e diversas tecnologias se os funcionários não estiverem alinhados com os objetivos da organização. Nesse sentido, a gestão de pessoas tem a missão de adotar as melhores práticas para que a empresa inteira caminhe em prol de um objetivo comum.
Por meio de uma gestão de pessoas eficiente é possível: engajar colaboradores, dar senso de propósito, atrair talentos e garantir a sua retenção, estimular o comportamento colaborativo, fomentar a inovação e a criatividade, promover satisfação, dar suporte aos líderes, acompanhar a evolução pós-treinamento, incentivar boas práticas de integração, além de aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.
Quais são os pilares da gestão de pessoas?
Para ter uma gestão de pessoas eficiente é necessário diagnosticar as necessidades dos colaboradores e da organização e oferecer táticas que permitam a evolução e crescimento interno da empresa. Essas soluções devem ser desenvolvidas tomando como base os principais pilares da gestão de pessoas, que incluem:
Motivação
A motivação é a base para todos os outros pilares, uma vez que pessoas motivadas são mais produtivas, absorvem com mais facilidade novas tarefas e mantêm o clima interno em harmonia. No entanto, muitos funcionários têm se mostrado desmotivados no ambiente de trabalho, seja pela falta de propósito, seja pela postura inflexível da gerência. Assim, é necessário identificar as causas da desmotivação para que a empresa produza resultado e não perca seus talentos.
É importante lembrar que a motivação é um sentimento individual e, por isso, cabe ao gestor identificar o que estimula cada colaborador para que sejam desenvolvidas táticas que produzam os efeitos desejados.
Liderança
O líder desempenha um papel fundamental na motivação e engajamento da equipe. Um bom líder é aquele que serve de referência para os seus colaboradores. Afinal, os funcionários se sentem mais motivados se forem liderados por alguém que possam se espelhar e que realmente entenda os seus anseios e necessidades. Por isso, a capacitação de um líder vai muito além das habilidades técnicas, devendo valorizar a boa comunicação, relacionamento interpessoal e um olhar humanizado sobre toda a equipe.
Comunicação
A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, a comunicação ainda é uma deficiência de muitas empresas, que acabam deixando de lado esse pilar tão importante para a gestão de pessoas. Para uma boa comunicação é necessário que a informação seja passada de forma segura e transparente, de modo a eliminar qualquer ruído que possa atrapalhar os processos.
Quando os gestores promovem uma comunicação transparente e inclusiva, os funcionários se sentem mais seguros em expor suas ideias. É importante lembrar que os funcionários querem ser ouvidos por seus gestores e, quando eles não têm voz, passam a ficar desmotivados, o que afeta diretamente a produtividade e desempenho da empresa.
Cooperação
A cooperação é um pilar fundamental nas empresas que se destacam no mercado. O termo “team building” é usado nessas organizações para se referir a integração e a parceria necessária para alcançar os objetivos. Nesse modelo de organização, todos os profissionais são desenvolvidos juntos e colaboram de forma mútua para o crescimento pessoal e profissional.
Capacitação
A capacitação é um pilar que tem sido muito exigido nas empresas. Isso porque investir na capacitação dos funcionários é uma forma de garantir que os melhores talentos continuem na empresa. Para além da retenção de talentos, investir na capacitação garante que os funcionários produzam resultados cada vez mais satisfatórios e inovadores.
É importante destacar que a capacitação precisa ir além de treinamentos esporádicos sobre habilidades técnicas, devendo contemplar o desenvolvimento de competências socioemocionais e relacionamento interpessoal.
Trabalho em equipe
Para que os colaboradores trabalhem em equipe é necessário que os gestores conscientizem seus talentos de que, em equipe, eles são muito melhores. Ao fortalecer a interação entre os membros da equipe, eles passam a compreender que o trabalho coletivo rende muito mais resultados, gerando uma agradável sensação de dever cumprido.
Conhecimento
Quando a cultura do conhecimento é cultivada na organização, os funcionários passam a buscar se desenvolver técnica e intelectualmente, de forma contínua. O conhecimento desperta curiosidade e, consequentemente, mais interesse e comprometimento com as tarefas.
Competência
A avaliação de desempenho por competência é uma forma de medir a capacidade produtiva e verificar o perfil de cada funcionário. Muitos funcionários desconhecem as capacidades individuais que podem ser usadas a favor da empresa. Assim, a avaliação de desempenho é uma forma bastante eficiente de agrupar e canalizar as características individuais mais marcantes. Além disso, é possível descobrir talentos dentro da própria empresa, evitando custos com processo seletivo e contratação de novos funcionários.
Por meio da avaliação de desempenho por competência é possível realizar o remanejamento interno de funcionários, que costuma motivar e renovar a dedicação do profissional na medida que eles se sentem mais incentivados a produzir mais na nova função.
Burnout: o que é, sintomas e como tratar
Cases de sucesso de gestão de pessoas
Muitas empresas já compreenderam que motivar, engajar, apoiar a capacitação individual e estimular o trabalho em equipe são pilares fundamentais para o seu sucesso e, por isso, devem ser colocados em prática diariamente. Relacionamos abaixo alguns cases interessantes:
Dell
A Dell é uma empresa de soluções tecnológicas, que incluem hardwares, servidores e softwares de segurança. Para além da tecnologia, essa empresa tem se destacado por iniciativas que estimulam o respeito ao colaborador. Um exemplo disso é o programa de apoio à diversidade e inclusão, que tem como objetivo conscientizar e influenciar os colaboradores sobre temas como tolerância, respeito à orientação sexual e inclusão de pessoas com deficiência.
Como consequência, os colaboradores se sentem muito mais respeitados por colegas e chefes, além de se sentirem mais à vontade, uma vez que podem encontrar apoio, aconselhamento e dicas dentro do seu próprio ambiente de trabalho. Assim, é possível que os trabalhadores executem suas funções mais motivados e comprometidos, o que traz ganhos para a produtividade e sucesso da empresa.
Airbnb
A Airbnb é uma empresa com um dos maiores serviços de hospedagem do mundo. Essa empresa conecta pessoas que precisam de hospedagem com seus anfitriões de inúmeros países, possibilitando uma experiência diferente e única de economia em turismo. No entanto, essa organização tem se destacado não só pela experiência única do usuário, como também por investir na gestão de pessoas de forma inclusiva e inspiradora.
Nesse contexto, a organização estruturou um local de trabalho focado no bem-estar, engajamento e felicidade, a fim de que seja possível envolver questões físicas, emocionais, intelectuais e aspiracionais no horário comercial. O espaço conta com espaços descontraídos que representam diferentes locais de uma casa, além de servir pratos de várias regiões do mundo. Assim, a empresa se preocupa não só com o bem-estar do funcionário, mas também em proporcionar uma imersão dos colaboradores dentro de seus próprios produtos.
Caterpillar
A Caterpillar é uma empresa que fabrica máquinas, motores e veículos pesados destinados a construção civil e mineração. Seu objetivo principal é garantir um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo, que respeite as experiências e os pontos de vista de cada um.
Para atingir esse objetivo, a empresa organizou um Grupo de Recursos que fornece oportunidades para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores por meio de cursos presenciais e online.
Quando uma empresa investe no treinamento e capacitação dos seus colaboradores, está investindo também na pessoa e no seu potencial. Isso demonstra reconhecimento, o que melhora a satisfação dos funcionários e, consequentemente, a produtividade da empresa.
Ford
A Ford é uma empresa referência em inovação e gestão de pessoas em grandes empresas. Um dos projetos que mais se destaca da empresa é o One Ford Business, que conta com uma série de interfaces tecnológicas para gerenciar talentos e adaptá-los as mudanças do mercado atual. Além desse programa, existe o Dirija seu Futuro, que são ações de desenvolvimento em que o próprio funcionário define o rumo que quer dar a sua carreira.
FedEx
A FedEx é uma empresa de remessa expressa de correspondência, documentos e objetos que cria métodos para estimular todos os funcionários a participarem do processo de tomada de decisão. Assim, a empresa se baseia em uma prática comum no meio dos negócios: o feedback. Só que ao invés dos gestores avaliarem a empresa, os responsáveis pelo feedback são os próprios funcionários que podem se posicionar livremente sobre pontos de melhoria que devem ser implementados.
Dessa forma, adotar o feedback de baixo para cima é uma excelente alternativa para colher informações importantes para a companhia sobre a satisfação no ambiente de trabalho. Além disso, faz com que os funcionários tenham um maior senso de pertencimento, o que contribui para a motivação e aumento da produtividade.
Dicas para planejamento estratégico de gestão de pessoas em escritórios
A gestão de pessoas eficaz é aquela que promove motivação, engajamento e qualificação profissional. Para realizar um gerenciamento de forma estratégica é necessário levar em consideração os seguintes pontos:
- Treinamentos periódicos: os treinamentos devem ser aplicados de forma periódica na empresa e devem focar não só em habilidades técnicas, como no desenvolvimento de competências socioemocionais;
- Formação de gestores: os gestores são os principais responsáveis por promover a motivação e engajamento da equipe e, por isso, é necessário a formação de profissionais de gestão mais participativos, que consigam orientar a equipe a criar um espaço de desenvolvimento tanto pessoal como profissional;
- Ferramentas de feedback: aplicar ferramentas de avaliação e de opinião dos funcionários faz com que eles se sintam relevantes e ouvidos, além de fornecer informações necessárias para o planejamento estratégico.
Diferença entre gestão de pessoas e RH
A gestão de pessoas não pode ser confundida com recursos humanos, uma vez que possuem processos e objetivos diferentes. Os recursos humanos têm um foco maior no planejamento, organização e controle de processos destinados ao recrutamento, plano de carreira e contratação. No caso dos recursos humanos existe um acompanhamento das atividades e práticas que auxiliam na manutenção dos funcionários na empresa.
Já a gestão de pessoas se refere a liderança e administração, não sendo restrita aos profissionais de recursos humanos. Isso significa que os gestores têm papel primordial no engajamento e desempenho dos funcionários.
Como a jurídico ágil pode ajudar?
A Jurídico Ágil tem como propósito aumentar a eficiência e melhorar a qualidade de vida dos times jurídicos por meio de uma metodologia única que permite identificar os maiores gargalos, impedimentos e necessidades de ajustes dentro da organização. Além disso, a metodologia adotada possibilita uma maior colaboração entre as pessoas, de modo a equalizar a carga de trabalho e contribui para uma gestão de pessoas eficiente. Para saber mais sobre os benefícios da Jurídico Ágil, acesse o nosso site.
Kanban: entenda o que é, importância e como implementar
Conclusão
A gestão de pessoas é fundamental para manter a equipe motivada e gerar resultados positivos para empresa. No entanto, para se ter uma gestão eficiente é necessário que as empresas invistam em pilares como a comunicação clara e sem ruídos, capacitação e treinamentos dos funcionários, além do trabalho em equipe. Assim, é possível que os colaboradores executem suas funções mais motivados e comprometidos, o que traz ganhos positivos para a empresa.
Agora que você já sabe tudo sobre gestão de pessoas, confira outros textos no nosso blog.