Agilidade vs. Mentalidade Fixa

Categorias

Especialistas em Metodologias Ágeis no mundo jurídico.

Te ajudamos a alcançar uma gestão jurídica mais ágil, colaborativa e eficiente através do Kanban, Scrum e técnicas de times ágeis. 

Se mantenha informado sobre todos os novos artigos e conteúdos publicados.

Me manter informado:

Imagine um ambiente de trabalho em que as pessoas trabalham em colaboração, sem hierarquia, com muita autonomia, formando uma unidade coesa focada no cliente e na estratégia do negócio, trabalhando em alta performance (entrega de mais valor em menos tempo) e obtendo produtividade 400% superior no primeiro mês de trabalho. Este ambiente existe e é resultado da Metodologia Ágil aplicada através do framework do Scrum.

O Agilismo no mundo do trabalho é comparado à revolução copérnica e tem suas origens no desenvolvimento de softwares nos anos 80 e 90, quando  questionaram os métodos “pesados” de trabalho (waterfall, por ex.), que tornava tudo lento e burocrático. Com a adoção de métodos “leves”, como hoje conhecemos SCRUM, DSDM, entre outros, um grupo de desenvolvedores decidiram em consenso por um novo método de trabalho assinando o “Manifesto Ágil” em 2001.

Os valores adotados no Manifesto são quatro: – indivíduos e interações mais que processos e ferramentas; – solução mais que documentação; – colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; – responder a mudanças mais que seguir um plano.

A partir destes valores foram concebidos 12 princípios fundamentais para a prática do desenvolvimento ágil, assim sintetizados: satisfação do cliente, abrace a mudança, entrega frequente, trabalho em colaboração, autonomia, comunicação efetiva, entrega de valor, ritmo sustentável, excelência, simplicidade, auto organização e melhoria contínua.Desde então estes princípios vêm sendo adaptados para outros mercados, produtos e empresas. Hoje, companhias inovadoras como Spotify, IBM, Netflix e Google utilizam a metodologia em alguns de seus processos. Segundo pesquisa da consultoria QSM, a Metodologia Agile acelera em 50% o tempo para colocar um produto no mercado e aumenta a produtividade em 25%.

Todos os depoimentos das pessoas que trabalham nessa nova filosofia e cultura de trabalho são unânimes em confirmar a transformação total do ambiente, com tomada de decisões mais rápidas, um novo jeito de se comunicar e uma forma inovadora de resolver problemas. O engajamento dos colaboradores chega ao incrível percentual de 95%!

Se o sucesso é tão comprovado porque estas metodologias ágeis não são adotadas mais amplamente hoje em dia? Penso que o problema está na mudança de mentalidade que deve anteceder a adoção do método.

Uma boa ajuda está no livro “Mindset – a nova psicologia do sucesso”, resultado das pesquisas e experimentos feitos na universidade de Stanford, no Vale do Silício, conduzidos pela psicóloga ph.D. Carol Dweck. As conclusões deste trabalho é que existem 2 tipos de configuração mental: o mindset de crescimento e o mindset fixo.

Neste último predomina a crença de que nossa inteligência e nossas habilidades são fixas e não podem ser desenvolvidas. Assim culpar o governo, o colega, a empresa é bem comum neste tipo de pessoa. Muito comum pessoas inteligentíssimas terem este mindset, pois conseguem tudo sem muito esforço. Não lidam bem com o fracasso. Já no mindset de crescimento, contrário do fixo, a pessoa pensa que sempre poderá se desenvolver. Ela está no comando da sua mente. Por maior que seja o desafio, o mindset de crescimento vai à luta com confiança. As dificuldades são oportunidades!

Talvez aí se explique a facilidade com que algumas empresas tiveram para implantar o agilismo com maior facilidade e rapidez: os líderes ou donos do negócio tem mindset de crescimento! Porque não se tem notícia de times que tenham adotado a agilidade em todos os seus fundamentos e que tenham desistido, pois o resultado é obtido muito rapidamente.

Porque a boa notícia da pesquisa de Stanford é que todos nós temos elementos dos dois mindsets (inclusive em áreas diferentes de nossas vidas, como trabalho, estudo, família, dinheiro) e que o mindset pode ser desenvolvido, pois ao tomar consciência destes dois tipos de mindsets, a pessoa fica atenta aos “gatilhos mentais” e vai ajustando seu comportamento.

No caso dos times de Scrum esta mudança é incentivada naturalmente, pois o ambiente é propício para que as pessoas de  mindset fixo não tenham medo de fracassar, pois agora o time responde por todas as tarefas.

Em conclusão, o segredo do sucesso da adoção do Ágil nas empresas está nos líderes com mindset de crescimento, que efetivamente tenham um modelo  mental de aprimoramento contínuo, que  adote pessoalmente os valores do Manifesto Ágil, pois só assim convencerá seu time que a mudança é algo positivo, e conseguirá adotar a estrutura do SCRUM, por ex., com excelentes resultados.

Conheça mais conteúdos do nosso blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos conteúdos


Deprecated: A função WP_User_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 5.9.0! who está depreciado. Utilize capability no lugar. in /home/u436910527/domains/juridicoagil.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 5663

Conheça todos os outros materiais do Jurídico Ágil!

Olá. Posso ajudar?