A relação das Metodologias Ágeis com a Controladoria Jurídica

Confira os principais trechos da entrevista com a Dra. Ana Carolina Campos, Agile Master e gestora da controladoria jurídica na Carvalho Pereira Fortini, que se tornou a primeira controladoria a integrar um time de advogados, revolucionando assim a prática do mercado, comprovando que efetivamente estas atividades integram o fluxo de entregas de uma equipe jurídica. Este modelo de controladoria ágil foi implementada em vários outros times jurídicos e tem sido um sucesso:

“Em virtude da Metodologia Ágil, nosso trabalho rende muito mais.”

“A metodologia ágil no trabalho do escritório, do time como um todo, só veio a melhorar a performance e colaboração de todo mundo, pois o trabalho rende muito mais e para isso não se pode ter a mente fechada para o novo.” 

Kanban e a otimização do dia a dia

“O acesso às informações ficou mais fácil e o dia a dia muito mais dinâmico, pois se estabeleceu uma comunicação direta com o time de advogados. Antigamente se utilizava muito e-mail, WhatsApp, telefone e como a resposta não era direta, um tema que poderia ser resolvido na hora, poderia passar todo um dia para ser resolvido. Com essa acessibilidade de todos do time, a rotina de trabalho foi muito facilitada.

Um ponto que também foi muito interessante para a gente é a questão da controladoria ter que cobrar às vezes o advogado. ‘O prazo está chegando? Você já fez? Como que está?’ Até isso foi muito bom e como a gente conversa todos os dias (na reunião diária) o advogado já chega e me fala: ‘Carol, te dou uma posição até o final do dia.’ Não preciso mais ficar cobrando, eu já tenho esse retorno muito fácil. Então, a tratativa fica muito boa com os advogados e desta forma o relacionamento melhora e o resultado também.

Reuniões diárias do Kanban são essenciais

“Em 15 minutos já sentimos a diferença, a gente já sabe do caminho que vai tomar, o que vai fazer. E até essa questão do processual, nas reuniões a gente debate o que vai mudar na peça, decidimos o que vai ser ajustado no dia. Desta forma, a controladoria jurídica participa intensamente do caminho que o escritório está seguindo. Discutimos quais são as nossas teses, as nossas linhas de defesa, o que a gente está batendo, o que a gente vai alegar. Neste sentido, a organização do time como um todo fica muito redonda. 

A grande diferença é que, em outros escritórios, a controladoria fica separada dos advogados que estão trabalhando nos processos, mas isso mudou com a implementação das Metodologias Ágeis. Até essa parte mais humana, a gente sabe como o advogado está, se ele está sobrecarregado, porque às vezes o advogado trabalha na sua peça processual, mas tem a parte administrativa e isso não fica claro no controle de prazo. O Kanban facilita esse acesso diário, pois todo o time vê o que todos estão fazendo. 

Desta maneira, a gente pode falar: ‘Esse advogado está sobrecarregado, vamos passar essas tarefas para outro.’ Essa revisão é diária. Abriu a agenda e hoje tem um advogado pedindo socorro? Não. Todo mundo se ajuda. É muito legal ver o time todo querendo fazer acontecer, querendo ajudar, querendo motivar. É muito legal mesmo”.

A página “Metodologias Ágeis no Direito” é comandada pelos especialistas Myrian Santiago, coordenadora de equipes jurídicas e gestão de escritórios de advocacia, e Leonardo Toco, especialista em transformação digital, agilidade organizacional e tecnologias emergentes.

Quer saber mais detalhes?
Veja a LIVE completa:

RECEBA NOVIDADES!

Cadastra-se e receba novos conteúdos exclusivos da Jurídico Ágil por e-mail.

Leia também...

Sumário