Ser multitarefa não é uma habilidade, é uma armadilha a ser evitada!

Categorias

Especialistas em Metodologias Ágeis no mundo jurídico.

Te ajudamos a alcançar uma gestão jurídica mais ágil, colaborativa e eficiente através do Kanban, Scrum e técnicas de times ágeis. 

Se mantenha informado sobre todos os novos artigos e conteúdos publicados.

Me manter informado:

Ser-multitarefa-nao-e-uma-habilidade-e-uma-armadilha-a-ser-evitada-1

Os trabalhadores modernos passam seus dias lidando com e-mails, tarefas e um fluxo constante de conversas entre os colegas ao mesmo tempo.

Mas de acordo com um estudo publicado recentemente na revista Proceedings da National Academy of Sciences, a multitarefa está afetando gravemente nossas células cerebrais, com “multitarefas de mídia pesada” — pessoas que alternam constantemente entre telas, guias e aplicativos — estamos eventualmente desenvolvendo memórias mais fracas.

“50% das pessoas acham que são ótimas em multitarefas, mas apenas 1% realmente é, então 49% dessas pessoas estão se iludindo.”

“Os escaneamentos cerebrais mostraram que a multitarefa crônica afina o córtex pré-frontal”, explica o psicólogo Joshua Ehrlich, do Global Leadership Council

“Então, a parte do seu cérebro que você precisa para se concentrar — o que na neurociência é chamada de função executiva, que te faz se concentrar em algo, planejar e decidir – fica frito. É neurotóxico.”

É uma descoberta que é especialmente preocupante para as pessoas cujos trabalhos exigem que elas sejam multitarefas.

Assim, os cientistas dão várias dicas para evitar esta prática tóxica:

– force-se a realizar períodos de foco (de, no mínimo 15 minutos);

– desative as notificações de email, telefone, etc.;

– verifique os emails apenas a cada hora;

– feche as abas abertas do navegador;

– pratique mindfulness – atenção para o presente;

– priorize suas tarefas!

Em nossas implementações do Método Jurídico Ágil sempre recomendamos aos nossos alunos utilizarem a técnica POMODORO, quando precisarem de foco para entregar uma tarefa, dividindo o fluxo de trabalho em ciclos de concentração, da seguinte forma:

·        Programe o alarme do seu celular para 25 minutos e se possível coloque o seu celular em modo avião e deixe qualquer outro estímulo paralelo de lado. Inicie sua tarefa e foque 100% no que está fazendo (O Google Chrome tem uma extensão “Marinara” com o cronômetro pronto para esta técnica!);

·        Ao término dos 25 minutos, faça uma pausa de 5 minutos. Levante, tome café, responda ao celular, faça o que seja necessário, mas sem passar dos 5 minutos;

·       Repita o ciclo de 4 Pomodoros (25 minutos e pausas de 5 minutos) e agora você poderá fazer uma pausa maior de 15 a 30 minutos. 

Bom trabalho!!

Autora:

Myrian Santiago
Advogada Tributarista
Scrum Master & Co-founder Jurídico Ágil
Mestre em Direito Tributário – UFMG

Conheça mais conteúdos do nosso blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos conteúdos

Conheça todos os outros materiais do Jurídico Ágil!

Open chat
Olá. Posso ajudar?