Agilidade e segurança psicológica

Categorias

Especialistas em Metodologias Ágeis no mundo jurídico.

Te ajudamos a alcançar uma gestão jurídica mais ágil, colaborativa e eficiente através do Kanban, Scrum e técnicas de times ágeis. 

Se mantenha informado sobre todos os novos artigos e conteúdos publicados.

Me manter informado:

Agilidade e segurança psicológica

Hoje são milhares de organizações que estão adotando a agilidade e testemunhando o aumento de velocidade, qualidade, valor nas suas entregas. E o sucesso está nos times que, além da adoção de metodologias, processos e ferramentas ágeis, conseguem criar um ambiente de segurança psicológica — um ambiente de vulnerabilidade recompensada — através de um processo colaborativo, com conversa aberta e feedbacks constantes.

As pessoas precisam ter opiniões, permissão para serem vulneráveis, externarem pontos de vista, emitirem opiniões, contestarem, discordarem… 

Adotar a agilidade é adotar uma nova cultura, assim, até que as práticas ágeis se tornem um hábito é importante um período de acompanhamento e engajamento constante das pessoas, realizando bons eventos de revisão e retrospectiva. O líder deverá se esforçar para dar exemplo e encorajar o diálogo e abertura do time, incentivando a exporem pensamentos divergentes.

Os líderes definem a atmosfera da organização. Liderar pelo exemplo nem sempre é fácil, no entanto, quando são transparentes, adotam conscientemente uma mentalidade positiva e adaptável, aprendendo com os erros, gerenciando emoções negativas, o mesmo ocorre com os liderados.

Eles podem cultivar uma organização mais resiliente e ágil, incentivando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Assim, conquistar a agilidade depende da criação de um ambiente de confiança, base para o time colaborar verdadeiramente.

 

Autora:

Myrian Santiago
Advogada Tributarista
Scrum Master & Co-founder Jurídico Ágil
Mestre em Direito Tributário – UFMG

Conheça mais conteúdos do nosso blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos conteúdos

Conheça todos os outros materiais do Jurídico Ágil!

Open chat
Olá. Posso ajudar?