Cases de sucesso de Metodologias Ágeis em departamentos jurídicos

departamentos juridicos juridico agil metodologias ageis

Contexto geral dos departamentos jurídicos

A transformação digital é uma realidade em grande parte das empresas e um dos pilares é justamente a transformação da gestão do dia a dia e dos projetos. A maioria das iniciativas nesta linha é baseada na implementação dos conceitos das Metodologias Ágeis em todos os departamentos da empresa, algo que chamamos de Agilidade Organizacional, ou Business Agility.

O departamento jurídico, como uma área importante da organização, precisa estar alinhado a estas transformações, senão corre o risco de se tornar um grande gargalo para as atividades dos outros departamentos. 

Além disso, a maioria dos departamentos jurídicos tem atualmente uma gestão que organiza o trabalho especificando o que cada pessoa precisa fazer sem dar uma visão do todo. Este modelo segue uma visão de “esteiras de produção”, onde as pessoas não conseguem saber facilmente o que todo o time está fazendo, não tem uma forma visual de entender os fluxos de trabalho e desta forma a colaboração fica difícil, potencializando o aumento do stress e sobrecarga de trabalho. 

Mesmo tendo implementado várias tecnologias jurídicas por meio das LawTechs e LegalTechs além de conceitos inovadores como Visual Law e Legal Operations, a gestão operacional de cada área do departamento jurídico, na maioria das vezes ainda não foi repensada, representando assim um descompasso com a estratégia organizacional e também o risco de ser visto como um gargalo ao fluxo ágil e digital que cada vez mais é implementado nas organizações.

Neste artigo vamos mostrar a transformação da gestão dos departamentos jurídicos por meio da Metodologias Ágeis e os impactos positivos que isto tem causado.

Repensando a gestão jurídica por meio das Metodologias Ágeis

Temos apoiado vários departamentos jurídicos inovadores como Ambev, Pepsico, Siemens, VLI, Mills, Grupo Cornélio Brennand e outros  a repensar e realinhar a gestão jurídica por meio da aplicação do Método Jurídico Ágil que é baseado nas metodologias ágeis. Esta transformação tem trazido resultados excepcionais que serão detalhados neste artigo.

Um case que tem repercutido bastante é o departamento jurídico da Pepsico que alcançou inclusive o selo de Prática Certificada com o projeto de Metodologias Ágeis.

Mas o que são as Metodologias Ágeis?

De uma forma simplificada, podemos dizer que Metodologia Ágil é um termo utilizado para identificar uma nova forma de trabalhar. Esta nova forma de trabalhar foi desenvolvida especialmente para cenários cujas pessoas sejam trabalhadores do conhecimento, tais como os advogados.

Para conhecer mais detalhes sobre o que são as Metodologias Ágeis, clique aqui

Principais benefícios das Metodologias Ágeis

O principal benefício que temos observado para os departamentos jurídicos é a criação de uma visualização única do trabalho de todo o time, por meio da criação do backlog único do time, mesmo quando os advogados têm atribuições bem específicas e únicas. Isto favorece a colaboração entre eles nas reuniões diárias, e sobretudo faz com que os fluxos de trabalho possam ser melhor visualizados e melhorados durante a criação do quadro Kanban.

Em geral, vemos também vários outros benefícios alcançados, dependendo da sua maturidade e escopo de implementação, tais como:

✅ Melhoria da eficiência operacional, visibilidade e gestão das atividades

✅ Maior segurança na operação jurídica, redução de controles paralelos e melhor identificação de gargalos

✅ Métricas claras, maior performance e entregas mais alinhadas com a expectativa dos clientes

✅ Aumento da qualidade de vida, motivação, iniciativa, colaboração e retenção das pessoas além de redução do stress

✅ Realinhamento da estratégia, cultura e execução com base em conceitos ágeis e inovadores, além de conexão de toda a organização

Detalhes dos resultados dos departamentos jurídicos

Veremos agora alguns resultados da implementação das metodologias ágeis por meio do método jurídico ágil.

Departamento Jurídico do Grupo Cornélio Brennan

O grupo colocou como meta a inovação para todas as empresas e o departamento jurídico vinha discutindo algumas possibilidades de inovar, inclusive por meio das Metodologias Ágeis, mas não conseguia entender como iniciar a jornada de transformação ágil.

Por meio do treinamento e implementação da Jurídico Ágil, o departamento conseguiu inovar e se tornar uma referência em agilidade dentro da organização.

O desafio

Os cinco times recebem demandas de todas as áreas da empresa e tinham dificuldade de organizar, priorizar, gerenciar tudo, além do que o Diretor Jurídico não conseguia ter a visibilidade de tudo o que estava acontecendo no time e assim tinha maior dificuldade de apoiar no que era preciso. 

A solução aplicada

Todo o departamento jurídico fez o treinamento e em conjunto iniciou a implementação por meio de um plano proposto e liderado pelo Jurídico Ágil.

O resultado

O treinamento em Método Kanban transformou enormemente o dia a dia dos times, pois com a implementação do Quadro Kanban e das reuniões diárias, começaram a ter uma melhor interação, alcançando melhor controle e visualização do que está sendo feito e do que é foco. Temas importantes agora são discutidos e decididos em conjunto, a carga de trabalho é melhor balanceada pois todos sabem o que cada um está fazendo, o compartilhamento de experiências cresceu e agora o estagiário consegue aprender mais rápido e desempenhar tarefas que antes não conseguiria, a delegação de tarefas se tornou mais fácil e agora pessoas podem se ausentar do trabalho sem que isso seja um enorme transtorno para o time ou que impacte sobremaneira o resultado esperado. O Diretor atualmente consegue ter visão global do Departamento e visualizar nos Kanbans as entregas em andamento, reduzindo drasticamente os pedidos e reuniões de status.

Departamento Jurídico da VLI Logística

A Luciana Bueno estava em busca de algo que pudesse ajudá-la nos desafios da gestão de alguns times jurídicos e encontrou a solução ao aplicar as Metodologias Ágeis utilizando os serviços de implementação do Jurídico Ágil.

O desafio

Grande volume de trabalho e alta rotatividade no time de contencioso. Estavam em busca de alguma metodologia, tecnologia, inovação que ajudasse a ter uma rotina mais saudável, as pessoas estavam sobrecarregadas. Como eram muitos temas no dia a dia, a liderança não conseguia enxergar tudo o que a equipe fazia e desta forma não conseguia ajudar o time a gerir melhor a rotina, ajustar o que cada pessoa está fazendo, reequilibrar as atividades do time, identificar oportunidades, gaps, riscos entre outros problemas.

A solução

O Jurídico Ágil apoiou o Jurídico da VLI na implementação do Kanban do Time contencioso, gerando resultados expressivos e rápidos, alcançando um melhor equilíbrio, uma rotina mais saudável, uma gestão mais efetiva, mais eficiente e mais produtiva para o time e para o departamento como um todo. A implantação do Kanban durou 3 semanas. A Jurídico Ágil fez o acompanhamento diário do time, liderou a mudança de mentalidade, ajudou no processo de aclimatação, esclareceu dúvidas, mapeou e ajudou a implementar os fluxos de trabalho e em poucas semanas o resultado apareceu. Segundo a Luciana, o apoio na implementação foi crucial pois ela não estava conseguindo sozinha devido à sobrecarga do dia a dia.


Resultados

O time validou que é possível e que os ganhos são reais e desta forma contínua com as rotinas ágeis fazendo as reuniões diárias além de revisar todas as atividades. Ela comenta que as daily meetings se tornaram um momento de integração do time, que está funcionando muito bem em regime híbrido e tem equipes distribuídas em outros locais. O método além de ajudar na gestão dos processos e atividades, ajuda na integração das pessoas. Dentro do leque de técnicas ágeis, foi aplicado o “Personal Maps” do Management 3.0 e o time se conheceu ainda mais gerando maior integração. Como próximos passos está planejado que o time seja multiplicador para outros, mostrando os resultados e disseminando em toda a empresa.

Departamento Jurídico da Pepsico

A implementação das Metodologias Ágeis, sobretudo o Kanban, mudou a forma de trabalho do time Jurídico da Pepsico e eles alcançaram o resultados muito rapidamente. 

Através dele, foi possível identificar atividades repetitivas, gargalos, fontes de perda de foco, além de oportunidades de melhoria contínua e aumento de eficiência.

” … A forma de implementação do Jurídico Ágil é sensacional pois cada etapa é construída com a equipe, entendendo o tempo dela e gerando resultados práticos que fazem com que todos se abram para a mudança. …” comentou Fernando Prado durante a live de compartilhamento do case de sucesso.

Este case de sucesso está detalhado aqui.

Sobre o Método Jurídico Ágil

Foi com o propósito de implementar o melhor, mais atualizado e aplicável das Metodologias Ágeis no meio jurídico que nasceu o Jurídico Ágil. Nosso time de sócios é especialista em gestão jurídica e Metodologias Ágeis e por meio do Leonardo Toco, seu idealizador, concebeu o Método Jurídico Ágil que é único no mercado, testado e aprovado em mais de 50 times jurídicos, tanto escritórios como departamentos jurídicos (e até times do Judiciário), alcançando a marca mais de 500 alunos/treinandos, além de vários reconhecimentos dos clientes e do mercado.

O método Jurídico Ágil utiliza conceitos, métodos, estruturas, técnicas e práticas do Kanban, Scrum, OKRs (Objectives and Key Results), Modelo de Tuckman, Gestão 3.0, Técnica Pomodoro, Técnica de Swarming, Scrum of Scrums, Matriz SWOT, Canvas, Design Thinking, Propósito, entre outras, além de ter criado com exclusividade a Controladoria Ágil que resolve o recorrente problema da perda e descontrole de prazos, e o Kanban Organizacional que faz a conexão entre os times, a liderança, a estratégia e os OKRs.

Para todos os detalhes sobre o método, clique aqui

Como começar

Dependendo do seu momento atual, e particularidades, pode escolher entre 4 opções:

Curso Jurídico Ágil – Aulas gravadas, eBook do Método Jurídico Ágil e encontros mensais para você que quer entender um pouco mais sobre o tema e aplicar sozinho no seu time.

Workshops – Para aqueles que querem inovar, conhecer novas formas de gestão e formar essa base de conhecimento para os times, antes de implementar alguma metodologia ou grande transformação, oferecemos os workshops in company, tanto no modelo on-line como presencial. São encontros práticos e os resultados das dinâmicas em grupo são enviados por email ao final do evento. Este material é uma ótima base para iniciar projetos de inovação e transformação do time.

Treinamento e implementação – Para você que quer resultados rápidos, essa modalidade é baseada em treinamento e implementação personalizados e práticos, aplicados por nossos sócios que irão “colocar a mão na massa” e interagir no dia a dia com os seus times.

Mentoria – Para quem já aplicou as Metodologias Ágeis e quer ir um passo além, entrando em tópicos avançados. As reuniões são online e quinzenais e funcionam para receber um direcionamento estratégico em temas avançados e tirar dúvidas. A mentoria é liderada pelos nossos sócios Leonardo Toco e Myrian Santiago. Este espaço também é muito utilizado para que os participantes dividam o que tem funcionado para cada uma deles, e também os desafios, e todos contribuem com ideias uns nos projetos dos outros. 

Caso você queira se destacar entre os seus colaboradores e no mercado, atingir um novo nível de eficiência jurídica, colaboração e qualidade de vida, entre em contato conosco!

RECEBA NOVIDADES!

Cadastra-se e receba novos conteúdos exclusivos da Jurídico Ágil por e-mail.

Leia também...

Sumário

Olá. Posso ajudar?