Mais da metade dos advogados corporativos estão exaustos, aponta pesquisa.

Categorias

Especialistas em Metodologias Ágeis no mundo jurídico.

Te ajudamos a alcançar uma gestão jurídica mais ágil, colaborativa e eficiente através do Kanban, Scrum e técnicas de times ágeis. 

Se mantenha informado sobre todos os novos artigos e conteúdos publicados.

Me manter informado:

Uma pesquisa recente feita pela consultoria Gartner junto a advogados corporativos, apontou que 54% deles se declararam exaustos em algum grau, sendo que 20% indicaram que estão extremamente exaustos. 

Dos advogados corporativos altamente exaustos, 41% deles mostraram sinais de sofrimento psicológico, 68% estavam procurando deixar a organização e 61% frequentemente atrasavam ou eliminavam projetos nos quais estavam envolvidos.

A consultoria explica que o trabalho, feito em julho, abordou 202 advogados de empresas usando como metodologia o inventário de burnout de Bergen que, na prática, se refere a um conjunto de perguntas comumente usadas para quantificar a exaustão.

“ … O  que se destaca é o grau em que mesmo níveis moderados de exaustão levam a resultados gravemente negativos para os próprios indivíduos, o departamento jurídico e os negócios em geral. … ” – disse James Crocker, diretor sênior de pesquisa da prática Gartner Legal & Compliance1

“ … Os impactos negativos da exaustão dos advogados podem aumentar porque os advogados que saem, ou trabalham de forma ineficiente, simplesmente aumentam a carga de trabalho do departamento …. “

Os líderes jurídicos precisam de uma maneira de eliminar a exaustão pela raiz, mas as abordagens comuns para isso têm um efeito limitado.”

complementa James Crock do Gartner

A aplicação das Metodologias Ágeis como forma de combater a exaustão e o stress  

Os times jurídicos já podem se beneficiar da aplicação das Metodologias Ágeis que, dentre os seus benefícios estão exatamente a redução da exaustão e do stress.

Metodologia Ágil é um termo utilizado para identificar novas estruturas e métodos de trabalho que revolucionaram os times de tecnologia e startups e agora têm sido implementadas em outras áreas como marketing, RH e o mundo jurídico.

O Jurídico Ágil é pioneiro na aplicação das Metodologias Ágeis integradas no mundo jurídico e tem obtido resultados expressivos tanto em escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, advogados autônomos e mesmo na gestão pública.

Por meio da implementação de metodologias como o Kanban, estruturas de trabalho como o Scrum e técnicas de times ágeis e eficientes, enormes transformações e benefícios podem ser notados tais como:

  • Uma maior colaboração entre as pessoas ajudando a equalizar a carga de trabalho e gerando visões diferentes para resolver problemas.
  • Maior visibilidade por todo o time das atividades a serem executadas, identificando onde estão os maiores gargalos, impedimentos e necessidades de ajuste.
  • Uma maior facilidade de trabalhar de forma remota ou híbrida. 
  • Melhores e mais constantes feedbacks tanto entre a equipe quanto os representantes do cliente. Feedback constante é um dos pedidos que sempre aparecem como passíveis de melhora nos times – sobretudo para os colaboradores mais jovens.
  • Redução do Stress do time – Rápida redução do nível de stress e isolamento das pessoas.
  • Maior facilidade de se adaptar às constantes mudanças de requerimentos e carga de trabalho impostas pelos clientes.
  • Com todos estes ganhos e algumas outras técnicas de times ágeis, se consegue um enorme aumento de eficiência com a mesma equipe, chegando ao que se prega em um famoso livro sobre Scrum: Fazer o dobro de trabalho na metade do tempo. 

Quer ver alguns resultados e relatos dos advogados que já aplicaram as Metodologias Ágeis no no seu dia a dia?

Clique aqui.

Conheça mais conteúdos do nosso blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos conteúdos

Conheça todos os outros materiais do Jurídico Ágil!

Open chat
Olá. Posso ajudar?