O trabalho remoto deve ser principalmente assíncrono?

Categorias

Especialistas em Metodologias Ágeis no mundo jurídico.

Te ajudamos a alcançar uma gestão jurídica mais ágil, colaborativa e eficiente através do Kanban, Scrum e técnicas de times ágeis. 

Se mantenha informado sobre todos os novos artigos e conteúdos publicados.

Me manter informado:

O-trabalho-remoto-principalmente-deve-ser-assincrono.jpg

Lendo o artigo “O trabalho remoto deve ser (principalmente) assíncrono”, de Steve Glaveski, publicado pela Harvard Business Review  podemos afirmar que esta é a conclusão que se chega na prática do dia a dia dos times que implementam as metodologias ágeis.

Adotando o Método Kanban os times ágeis vivenciam esta experiência de redução drástica de emails e mensagens instantâneas de whatsapp, reduzindo o ciclo de “hiperresponsabilidade” mencionado no artigo, que é aquele estado de alerta constante. Isso porque o time tem todas as suas tarefas em um quadro Kanban que transmite de forma transparente e atualizada todas as tarefas que estão sendo executadas pelo time. Nos próprios cartões das tarefas o time se comunica, promovendo respostas assíncronas (não mais emails), ajudando assim os desenvolvedores a focarem nas entregas.

Um balanceamento a toda essa comunicação assíncrona é a prática da daily (Reunião Diária) quando o time comparece on line ou presencial, todos os dias, no mesmo horário, para uma reunião de, no máximo, 15 minutos. 

Não se trata de uma reunião de chefia ou de status, mas sim de colaboração, alinhamentos, retirada de impedimentos, ajustes e priorizações A esta reunião os times comparecem felizes, pontualmente sempre no mesmo horário, pois sabem que será um encontro em que a comunicação é eficiente, objetiva e super produtiva!

 

Autora:

Myrian Santiago
Advogada Tributarista
Scrum Master & Co-founder Jurídico Ágil
Mestre em Direito Tributário – UFMG

Conheça mais conteúdos do nosso blog!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Últimos conteúdos

Conheça todos os outros materiais do Jurídico Ágil!

Open chat
Olá. Posso ajudar?