Aprendizado contínuo: A importância desse conceito para a sua empresa

imagem de homem negro estudado feliz

Você sabia que a sua empresa pode estar deixando de ter grandes ganhos com os seus funcionários por não incentivar o aprendizado contínuo?

Grandes empresas já entenderam que investir na cultura de aprendizado contínuo é uma excelente forma de reter talentos, além de desenvolver colaboradores inovadores e que pensam fora da caixinha.

Com um bom setor de Treinamento e Desenvolvimento (T & D), a sua empresa estimula a performance dos colaboradores, para agregar valor ao negócio.

E aí, ficou curioso(a) para saber como o aprendizado contínuo pode influenciar na sua empresa e como iniciar essa cultura?

Então, continue com a gente nesta leitura!

O que é o conceito de aprendizado contínuo?

Lifelong learning ou aprendizado contínuo se trata de um conceito que se refere a busca contínua pelo conhecimento.

Ou seja, mesmo após a formação básica, técnica e acadêmica, essas pessoas consideram estar sempre se atualizando e buscando novas formas de aprender conteúdos.

Essa prática recorrente na vida das pessoas possui um alto impacto e essa forma de aprendizado não se encerra nunca, acontecendo em diferentes espaços e momentos da vida.

Tendo em vista a dinamicidade do mundo e a alta troca de informações, o aprendizado contínuo passou a se tornar uma necessidade, tanto para a vida pessoal quanto para as organizações.

O aprendizado contínuo pode ser estimulado por 4 pilares principais, sendo eles:

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

Interessante, não é mesmo?

Qual é o valor do aprendizado contínuo para empresas e vida pessoal?

O aprendizado contínuo é uma prática que beneficia tanto as empresas quanto a carreira dos colaboradores.

Vejamos aqui alguns dos muitos benefícios que esta prática pode trazer:

Desenvolvimento de novas habilidades

O ser humano tem a brilhante capacidade de sempre aprender habilidades novas, desde que haja a prática!

Quando o profissional tem um mindset de crescimento, provavelmente a prática do aprendizado contínuo faz parte da vida dele.

Para ilustrar, vamos pensar em um colaborador da administração que precisa realizar tarefas em planilhas e sabe que a utilização das fórmulas adequadas pode agilizar sua entrega. 

Como forma de aumentar a produtividade, esse profissional procurará saber quais mecanismos poderá utilizar para tornar sua atividade mais rápida e eficiente. 

Dessa forma, ele passa a ter uma nova habilidade técnica que fará a diferença nas próximas vezes que precisar utilizar o recurso.

Incentivo à criatividade

Novas informações criam novas conexões neurais e, através delas, é possível ampliar como você enxerga uma mesma situação, através de novas perspectivas.

Por isso, é comum que profissionais que são adeptos à prática de aprendizado contínuo costumam possuir novas ideias, projetos e soluções.

Com esse olhar mais desperto e criativo o indivíduo se sente confiante para expressar sua opinião, pois conhece o assunto.

Ao estudar, a sua credibilidade frente aos demais profissionais é alavancada.

Mesmo que você não seja uma pessoa que possui facilidade criativa, o aprendizado contínuo pode ajudar muito no desenvolvimento dessa capacidade.

Atualização sobre as mudanças tecnológicas

Todos os dias novidades tecnológicas são postas à mesa e costumam ser jogadas “goela abaixo”.

Principalmente para as pessoas das gerações anteriores, essa interatividade não é tão fácil e os treinamentos comuns podem não ser tão eficientes.

É inegável que as novas tecnologias oferecem às pessoas maiores facilidades no dia a dia tão corrido que a maioria tem e ficar de fora disso é um real atraso.

Por isso, é tão importante acompanhar passo a passo as tendências tecnológicas, para ampliar os conhecimentos naturalmente.

Veja também: o que é Kanban e qual sua importância

Como o conceito de aprendizado contínuo pode mudar sua empresa

Empresas que têm a cultura de aprendizado contínuo entre os colaboradores possuem profissionais mais seguros, que não tem receio de assumir riscos em busca de soluções e melhorias.

Por ter estudado e conhecer melhor sobre determinados temas relacionados às suas atividades, esses profissionais se sentem à vontade para expor suas opiniões, sugerir e fazer perguntas. 

Com isso, a sua organização pode desfrutar de uma equipe ativa, corajosa e que pode resolver, de forma independente, os mais diversos problemas.

O aprendizado contínuo oferece aos colaboradores da empresa uma maior segurança psicológica no trabalho.

Dessa forma, as pessoas se sentem à vontade para se expressar com naturalidade, sem medo de errar.

Sem dúvidas, esses estímulos de proatividade trazem diversos inúmeros retornos positivos para a empresa e para o fortalecimento de seus vínculos com o profissional. 

O conceito de aprendizado sendo aplicado de maneira ampla permite que o seu quadro seja cada vez mais composto por profissionais cada vez melhores.

Ou seja, mais produtivos, eficientes e resilientes a mudanças. 

Dicas de como aplicar o aprendizado contínuo na cultura de empresas

Quer saber como aplicar o aprendizado contínuo na cultura da sua empresa? Então, veja as 3 dicas valiosas para dar o pontapé no lifelong learning:

  1. Realize feedbacks 

Os feedbacks funcionam como ferramentas de extremo valor para orientar a sua equipe sobre a evolução e ajudam o time a visualizar quais temas tem que ser mais desenvolvidos e aprendidos para que possam melhorar o rendimento.

É válido lembrar que esses feedbacks devem condizer com a realidade, seja com críticas positivas, negativas ou construtivas. 

A cultura do feedback abre espaço para conversas que demonstram como buscar soluções para fortalecer as habilidades do colaborador.

  1. Tenha uma liderança estimulante

Uma equipe só será realmente motivada a buscar por aprendizado e melhoria contínua se tiver como referência uma liderança que apoie o time.

Quando o líder constantemente nega as ideias da equipe, tendo as suas ideias como absolutas, existe o desestímulo.

Com isso, a empresa perde a chance de ter trabalhos inovadores e resultados surpreendentes, sugeridos pelos colaboradores.

Para evitar esse tipo de problema é necessário que a liderança seja capaz de estimular o time a trazer ideias, opinar e trazer novas técnicas para serem aplicadas na rotina de tarefas.

  1. Ofereça treinamentos

Sem dúvidas, os treinamentos são uma das principais janelas para estimular os colaboradores a aprender coisas novas.

Esses treinamentos podem ser de diversos tipos, o importante é que eles consigam plantar na cabeça dos colaboradores a importância de estar sempre se atualizando.

Existem diversos tipos de inteligências e tipos de aprendizado, por isso, a sua empresa pode diversificar com dinâmicas, aulas interativas, cursos online e até mesmo palestras.

Dessa forma, é possível atender as mais diversas demandas.

Veja também: o que é Metodologia ágil e quais suas vantagens 

O aprendizado contínuo também pode ser aplicado na sua carreira

Com certeza em algum momento da sua vida você já deve ter se questionado se não poderia saber mais sobre a sua profissão.

A verdade é que, sobre qualquer carreira ou área de atuação, o conhecimento é infinito e, com o advento de tecnologias cada vez mais avançadas, é difícil que você já tenha aprendido tudo…

Com o aumento da competitividade no mercado nas últimas duas décadas, para se tornar realmente único e indispensável é necessário ter conhecimentos específicos.

Em meio a tantas incertezas e um mercado devorador, é fundamental trabalhar o nosso autoconhecimento, para oferecer o melhor de nós.

E isso pode ser feito através da aprendizagem contínua!

Quando olhamos para nós mesmos e conhecemos as nossas forças e vulnerabilidades, é possível trilhar um caminho mais assertivo e tomar decisões coerentes com aquilo que você deseja para si.

Nessa realidade, o lifelong learning é uma excelente forma de reconhecer e aperfeiçoar nossas potencialidades, pois, quem você era há 10 anos quando se formou pode não te vestir mais.

Por isso, se manter aberto(a) para a aprendizagem contínua é um  processo fundamental para a gestão de uma carreira de sucesso.

Dicas de como incentivar o aprendizado contínuo entre seus colegas

Nada mais motivador do que ter alguém que está trilhando a mesma jornada com você, em prol do mesmo propósito, não é mesmo?

Seja na faculdade, na sua vida pessoal, no trabalho, o incentivo coletivo é uma forma eficiente de seguir em frente e não desistir dos objetivos.

O mesmo pode ser aplicado para a prática de lifelong learning na sua empresa, com os seus colegas.

Aprender na prática, nas rotinas do dia a dia, com os problemas que são enfrentados em equipe é sem dúvidas uma das formas mais eficientes de aprendizado contínuo.

Os profissionais mais bem-sucedidos são justamente aqueles que adquiriram as suas competências vividas através de experiências vividas e da troca de experiência com os colegas.

Existem inúmeras atividades que podem ser implementadas  para estimular o interesse dos seus colegas para aprimoramento contínuo. 

Podemos considerar alguns desafios abaixo para ter um time cada vez mais eficiente e proativo. 

Veja só algumas dicas:

  • Trabalhar em uma situação onde todos falharam
  • Trabalhar em novas iniciativas, como um novo produto ou serviço
  • Montar um time de projeto para lidar com um problema
  • Pegar um projeto existente que está ruim e melhorá-lo 
  • Trabalhar com pessoas com visões contraditórias
  • Implementar uma nova tecnologia de produtividade junto ao time
  • Observar um par realizando seu trabalho, em busca de melhorias
  • Compartilhar o que está fazendo com outros
  •  Organizar informações úteis e compartilhar com outros 
  • Compartilhar conhecimento e histórias de vida

Exemplos de organizações que adotam o aprendizado contínuo

Você já ouviu falar sobre o modelo 70-20-10? 

Essa é uma importante ferramenta para programas de treinamentos corporativos e que traz justamente a relevância do aprendizado contínuo para o desenvolvimento e qualidade profissional.

Basicamente, o resultado desse modelo é o seguinte:

  • 70% dos conhecimentos atribuídos a missões difíceis e desafios profissionais;
  • 20% vindos de colegas e superiores por meio da troca;
  • 10% creditados à formação tradicional e leituras, ou seja, por meios formais de aprendizado.

Como podemos ver, esmagadoramente os conhecimentos vindos de missões difíceis e desafios são aqueles que mais desenvolvem o profissional, essa é uma forma de aprendizado contínuo.

Esse modelo é tão eficiente que grandes empresas como a Nike, Dell, Maersk, Nokia, PWC, Ernst & Young, L´Oréal, American Express, Sony, Walmart e Coca-Cola realizam treinamentos baseados no modelo.

Conclusão

Agora que você sabe o que é aprendizado contínuo, já percebeu que implementar essa cultura na sua organização é uma prática bastante positiva para o crescimento da sua empresa, não é mesmo?

Através do aprendizado contínuo e troca de experiências, os colaboradores da sua organização podem ser estimulados ao autoconhecimento, desenvolvem competências e são mais preparados para gerir conflitos.

Além disso, a empresa desfruta de uma maior transparência, desenvolve talentos e até mesmo prepara futuros líderes com as habilidades necessárias.

E aí, você gostou desse conteúdo? Tem muito mais aqui no nosso blog! Fique à vontade para explorar!

RECEBA NOVIDADES!

Cadastra-se e receba novos conteúdos exclusivos da Jurídico Ágil por e-mail.

Leia também...

Sumário