Gestão de escritório de advocacia: importância e dicas

Imagem de advogada afro americana usando celular

Quem opta por advogar de forma independente, por meio da criação de um Escritório de Advocacia, tem em mente as vantagens financeiras e a possibilidade de flexibilidade em horários. Entretanto, isso de forma alguma pode significar que não haverão desafios, visto que, na verdade, essa escolha implica em mais responsabilidade, mesmo para aqueles que se unem a sócios.

Afinal, são muitas as tarefas de um escritório em seu cotidiano, que vão desde problemas na área contábil até mesmo à organização do tempo para sanar todas as demandas. São essas as atividades que fazem com que o escritório de advocacia tenha um melhor desempenho e permaneça relevante no mercado.

No entanto, você que é Advogado e atua em escritório de advocacia, saiba que pode contar com as estratégias de gestão que facilitarão muito o seu trabalho. Por meio das dicas a seguir você saberá como responder aos desafios de ter um negócio próprio na área do direito e aumentar as suas chances de sucesso. 

Tendo em vista essa questão, hoje selecionamos algumas dicas preciosas que irão ajudar advogados que estejam enfrentando dificuldades na gestão de seus escritórios. 

Ademais, não se esqueça que você confere outros conteúdos semelhantes a esse no site do Jurídico Ágil, que é especialista em metodologias ágeis no mundo jurídico para impulsionar o trabalho de advogados!

Primeiro, defina melhor o trabalho feito em seu escritório de advocacia

Não existe nenhuma regra específica que determine exatamente como deve ser a gestão de um escritório de advocacia. Isso porque são diversos os métodos presentes na literatura da administração e do meio jurídico que apresentam soluções aos possíveis problemas na hora de empreender.

Porém, a gestão em um escritório de advocacia não pode ignorar alguns princípios básicos. Por exemplo, muitos advogados pulam a fase inicial de definir as especificidades do negócio, como os seus objetivos dentro do mercado. No entanto, essa decisão pode resultar numa série de consequências no futuro.

Por isso, se você hoje enfrenta algumas dificuldades em seu escritório, saiba que talvez possa ser pela ausência de delimitação dos objetivos da mesma. Logo, será preciso dar um passo atrás e organizar o seu trabalho.

Nesse sentido, podemos mencionar a ferramenta do Planejamento Estratégico muito conhecida por profissionais de Administração. A ferramenta auxilia na definição do objetivo de cada empresa, os princípios que a rege, e também onde pretende-se chegar com esse trabalho.

Resumidamente, essa metodologia culmina na decisão de três importantes marcas da empresa: A missão, a visão e os valores. Quando se estabelece esses conceitos, é possível pensar no porquê você decidiu oferecer seu trabalho para o público, onde você deseja chegar com seu trabalho e quais as regras éticas presentes.

Esse é apenas um exemplo de como uma estratégia de gestão pode ajudar na hora do empreendedorismo, mas existem várias outras. Para saber mais sobre metodologias ágeis no mundo jurídico, não deixe de acessar a Jurídico Ágil e conhecer mais sobre o nosso trabalho de melhorar o desempenho de profissionais jurídicos. 

Gestão Vertical x Gestão Horizontal: Qual a mais indicada?

Será de fundamental importância que o advogado ou empreendedor na área do direito consiga reconhecer qual modelo de gestão pretende usar ou entender qual já utiliza para saber se pode adaptá-la. Isso permitirá que estratégias prévias possam ser elaboradas com a finalidade de potencializar o trabalho a ser feito. Nesse sentido, vale a pena conhecer os modelos de Gestão Vertical e Gestão Horizontal.

Gestão Vertical – O que é?

Pense no sistema de gestão de uma empresa enquanto uma pirâmide, como os modelos de pirâmide social, ou seja, que indicam que existe uma hierarquia de poder. Isso será capaz de resumir bastante o modelo de Gestão Horizontal, que consiste na centralização de ordens em uma ou poucas pessoas que conduzirão todo o resto.

Por exemplo, digamos que exista um chefe a quem a maioria das tarefas são atribuídas. Abaixo dele estarão supervisores, ou secretários, que terão a função de fazer cumprir essas ordens e supervisionar o processo. Por fim, tem-se os trabalhadores que irão unicamente receber essas ordens e executá-las.

Claramente esse é um modelo resumido, já que existem muitas etapas em uma única pirâmide. Ademais, esse modelo é bem tradicional e está presente em grande parte das empresas e tem os seus benefícios, como a certeza de que o foco será alcançado, maior domínio do sócio-chefe em todos os processos e garantia de que toda empresa caminha num mesmo sentido.

Por outro lado, também existem críticas contundentes, que têm relação com a falta de autonomia dos trabalhadores, que não conseguirão sentir-se inteiramente parte da empresa, mas sim que estão contribuindo para a realização do sonho de uma única pessoa.

Gestão Horizontal – O que é um escritório de advocacia

Em contraposição, temos o modelo de Gestão Horizontal, em que essa pirâmide de hierarquia é “achatada” e não há plena definição de qual tarefa deva ser feita por qual trabalhador. Ou seja, existe uma divisão das tarefas de modo que cada pessoa consiga fazer um pouco de tudo, mas sempre com o mesmo objetivo.

Esse modelo de gestão é mais presente nos modelos das empresas modernas, que se interessam em oferecer ao trabalhador autonomia sobre o seu trabalho, colocando-o como alguém capaz de tomar decisões. 

Ademais, nesse modelo de gestão está o tipo de chefe “moderno”, que é aquele que não apenas dá ordens, mas também envolve-se para o cumprimento delas. Por outro lado, também existem críticas a esse modelo, que focam em como a gestão horizontal pode parecer bagunçada e gerar mais confusão que resultados.

No geral, não se pode dizer que exista um modelo de gestão certo e outro errado, já que cada empresa contém especificidades próprias capazes de articular o que é melhor para si. Portanto, a escolha será do sócio-chefe que compreenderá qual a deficiência de seu escritório e entender qual modelo de gestão melhor conseguiria saná-la.

Entretanto, por vezes o empreendedor não consegue tomar essa decisão, justamente pela dificuldade de identificar o que cada negócio exige para superar os problemas. Nesse sentido, a Jurídico Ágil pode ajudar por meio de consultorias especializadas para a realidade de cada escritório de advocacia. Portanto, não deixe de acessar o nosso site para saber mais o que podemos fazer por você e seu negócio. 

Gestão Ágil – O que é

Alguns dos escritórios de advocacia de sucesso na atualidade começaram a entender os benefícios da “Gestão Ágil”, que de certa forma se relaciona bem mais com o modelo de gestão horizontal, e já colhem resultados expressivos. Isso porque existe, neste modelo, uma flexibilização de todas as tarefas do escritório de modo que ninguém seja responsável apenas por uma tarefa.

Mas por que seguir esse modelo de gestão? Bem, através dele é possível gerar melhores resultados, uma vez que os funcionários se sentirão integrados no processo de tomada de decisão, o que os ajuda a manter a motivação para o trabalho. Ademais, não existe sobrecarga de um tipo de processo sobre uma pessoa exclusiva, o que evita a fadiga.

Assim, os ambientes de Gestão Ágil conseguem se destacar pela habilidade em ter uma equipe em que predomina colaboração e ajuda mútua. Ou seja, sempre que necessário será possível encontrar ajuda no trabalho de outra pessoa, com menor atraso para se alcançar objetivos e com mais facilidade em lidar com imprevistos no mercado.

Dicas para se ter uma Gestão Ágil

Ainda assim, pode ser um grande desafio fazer de sua gestão mais ágil, afinal, é preciso que a equipe de fato vista a camisa da empresa e se comprometa com seus resultados. Mas isto é muito mais fácil de ser alcançado quando as pessoas se sentem parte das decisões e conseguem visualizar o que está acontecendo no time todo, que é o caso de quando o Kanban é implementado. Além disso, selecionamos algumas dicas que farão diferença na hora de transformar seu ambiente de trabalho em um espaço ágil:

  • Escolha pessoas de confiança para trabalhar com você, pois elas terão que tomar decisões pela empresa, e isso é uma grande responsabilidade. Com a gestão à vista que o Kanaban apresenta, ficará mais fácil observar estas questões;;
  • Motive a sua equipe para que eles se sintam parte do projeto, e sempre os lembre da importância pessoal de cada um para os melhores resultados. Com a implementação do Scrum, a responsabilidade do time fica mais clara e existe reuniões de revisão do trabalho além de melhoria contínua;
  • Sempre tente estar por dentro de todos os processos, para que não haja descontrole total durante as tarefas, isto é facilmente visualizado nos Kanbans de cada time;
  • Ajude a todos quando for necessário para que eles percebam em você um líder e não alguém que simplesmente dá ordens.

Método Kanban para um escritório de advocacia

Uma prática de gestão estratégica muito presente nos modelos de negócios nos nossos tempos é o método Kanban.O termo vem do japonês, onde a palavra significa “Sinalização” ou “Cartões”. Ou seja, trata-se de um modelo em que há organização de todas as tarefas em um único quadro.

Aqui, a ideia será organizar o que precisa ser feito em uma única matriz, de modo que seja possível ter maior domínio sobre o que deve ser feito. Ademais, há um foco na organização do trabalho, com o intuito de terminar cada tarefa para começar uma nova e sem deixar acumular demandas.

Para saber mais sobre estratégias de negócios com especificidade para o meio jurídico, você pode contar com a equipe especialista da Jurídico Ágil. Afinal, nós possuímos um trabalho eficiente na escolha de metodologias para a área que seja capaz de impulsionar o seu negócio.

4 erros que você não pode cometer na Gestão de um escritório de advocacia

Por vezes não conseguimos delimitar com clareza o que está dando errado na Gestão do Escritório de Advocacia. Mas é de suma importância separar um tempo para conseguir saber exatamente o que precisa receber tratamento.

Por isso, nós separamos alguns dos erros mais comuns no meio jurídico quanto ao empreendedorismo que precisam ser evitados por você. Ao fazer isso, você conseguirá diminuir a desorganização presente em seu escritório e mantê-lo relevante no mercado, confira!

Não definir sua especialidade

Por que a grande maioria dos escritórios de advocacia trabalham com uma especialidade? Não seria mais fácil abranger o maior número de especialidades possível para conseguir ter mais clientes e consequentemente ganhar mais dinheiro? Bem, na verdade, é preciso ter cuidado com esse tipo de “estratégia”.

Isso porque a especialidade é uma forma de conseguir marcar o seu negócio e te fazer uma referência para uma área. Afinal, quem se especializa consegue manter maior foco em um tipo de estudo, e como resultado haverá melhor desempenho em um setor. Com o tempo, as pessoas te recomendarão para casos semelhantes, e logo você será referência!

Não investir em marketing jurídico

Todo profissional, de qualquer área, deve saber nem que seja um pouco de marketing para sobreviver no mercado. Assim, o advogado que souber usar das redes sociais, das ferramentas de publicidade e dos meios de comunicação como um todo certamente terá destaque e vantagem competitiva.

Não estruturar processos

Um negócio que não possui um método não conseguirá se desenvolver com excelência dentro do mercado. Porém, não devemos apenas definir o que é para ser feito, mas também como ser feito, ou seja, estruturar processos para obter os melhores resultados possíveis.

Não possuir uma área de contabilidade

Os negócios vão bem, mas parece que o dinheiro nunca é o suficiente para quitar as despesas? Então saiba que o que falta é uma boa área de contabilidade em seu escritório, para que haja a contabilização dos fluxos, identificar as deficiências de cada negócio e traçar estratégias financeiras, o que é de suma importância!

Dicas de Gestão para aplicar no seu negócio

Agora que você já sabe o que precisa ser feito, vamos finalizar com algumas dicas que deixará tudo ainda mais claro em sua mente. Portanto, tome uma caneta e papel na mão e anote alguns ensinamentos que irão potencializar o seu negócio!

Conheça o seu negócio

Faça uma análise profunda dos resultados que você tem tido, tente mapear qual o nível de satisfação com os clientes que você conseguiu e faça um levantamento contábil. Somente dessa forma será possível compreender o que não dá certo.

Saiba o que acontece dentro do escritório

Nada pior do que se surpreender com algo péssimo que acontece dentro de seu próprio escritório quando o problema já está sem solução. Portanto, não se limite a ficar atento apenas a algumas tarefas, mas busque acompanhar tudo o que está sendo feito.

Invista em seu relacionamento com o cliente

Crie uma identidade que seja sua dentro do mercado que você está, o que exige gerar boas experiências nos clientes que optaram pelo seu serviço. Sempre busque dar o melhor de sua equipe e trate todas as oportunidades com a devida relevância!

Mantenha sempre a mesma qualidade

Não adianta nada ser excelente em algumas tarefas e em outras não, ou proporcionar boa experiência a um cliente e a outro não! Logo, seja constante naquilo que você faz e invista para que haja padronização de qualidade em seu escritório, pois isso faz muita diferença!

Automatize os processos

A automatização por meio de programas digitais é o futuro da gestão, de modo que não utilizar essas ferramentas irá te gerar prejuízo competitivo. Sendo assim, nada de usar apenas o básico! Invista no que há de melhor em tecnologia para a sua excelente gestão.

Conclusão

Por fim, lembre-se que as dificuldades nos negócios não podem ser um motivo para desistir do trabalho. Na verdade, essa deve ser a chance de rever os processos que estão sendo feitos e pensar em novos caminhos. Certamente, as dicas que mencionamos de Gestão de Escritórios irão contribuir para o seu sucesso como empreendedor. 

Ademais, não se esqueça que você pode e deve contar com uma ajuda especializada para desenvolver uma metodologia ágil em seu escritório de advocacia. Para isso, nós da Jurídico Ágil desenvolvemos as melhores estratégias. Assim, não se esqueça de acessar o nosso site e conhecer um pouco mais do nosso trabalho!

RECEBA NOVIDADES!

Cadastra-se e receba novos conteúdos exclusivos da Jurídico Ágil por e-mail.

Leia também...

Sumário