Comunicação integrada: o que é, e como aplicar

Imagem com uma equipe de comunicação integrada

A comunicação integrada é uma importante estratégia para a valorização da imagem de uma empresa. Ela consiste na adoção de uma série de esforços, estratégias e técnicas que possibilitem a formação de uma instituição bem posicionada no mercado. 

Veja também: Conheça as 12 competências de um futuro líder

O que é a comunicação integrada?

Quando um consumidor deseja adquirir um produto ou serviço, ele não está apenas comprando uma oferta no mercado. Na verdade, nos dias de hoje, a marca de um produto contribui diretamente para o seu indicador de vendas. 

Isso acontece, pois, quando pensamos na marca de algum produto ou serviço, estamos considerando qual a sua identidade e os valores que ela tem a oferecer. Dessa forma, a comunicação integrada nada mais é que o planejamento e a execução de ações e estratégias capazes de promover a imagem da empresa, bem como de seus produtos e serviços a fim de melhorar a forma como eles são vistos pelo público consumidor

Logo, como o seu próprio nome sugere, a comunicação integrada é a construção de uma estratégia de marketing a partir da integração de diferentes canais de comunicação para que seja estabelecida uma melhor relação entre o eixo marca-cliente. 

Assim, a empresa é capaz de se aproximar do seu público alvo e transmitir uma melhor imagem dos seus produtos e serviços, transformando-os em ofertas que o consumidor realmente deseja e busca encontrar no mercado.

Entretanto, diferente do que muitos pensam, o processo de comunicação integrada não é realizado apenas pela equipe de marketing e publicidade. Na realidade, toda a empresa é responsável pelo estabelecimento de uma melhor relação com o cliente e com a forma que a empresa é vista externamente. 

Dessa forma, tanto a equipe de relações-públicas, marketing, atendimento ao cliente, quanto a equipe de vendas precisam atuar diretamente no planejamento estratégico da comunicação integrada. Assim, todas as áreas da empresa devem atuar com a mesma linguagem e princípios, para realizar a ação fim dos produtos e serviços entre a organização e o consumidor final.

É por esse motivo que, quando uma estratégia de comunicação integrada é idealizada, ela deve considerar a aplicação global das ações de uma empresa e não somente a atuação dos canais de promoção e publicidade.

Três elementos formadores da comunicação integrada

Equipe de comunicação integrada

Assim como toda estratégia consolidada, a comunicação integrada é um sistema baseado em princípios formadores para a sua aplicação. Esses elementos foram descritos por Margarida Kunsch e juntos são conhecidos como Mix de Comunicação ou Composto de Comunicação Integrada. De maneira geral existem 3 elementos principais no Mix de Comunicação:

  1. Comunicação Interna

Como seu próprio nome sugere, a comunicação interna consiste nas estratégias estabelecidas pela empresa para a construção de vias de comunicação de maior qualidade na organização. São essas vias que permitem a comunicação administrativa da empresa, através de fluxos de informações mais fluidos e coerentes.

A comunicação interna é um dos primeiros elementos a ser adaptado na integração de canais, visto que, assim como qualquer processo estratégico, nesse planejamento de ações, as mudanças devem partir de dentro para fora

Ou seja, antes de chegar ao consumidor, a linguagem e os princípios da empresa devem estar claros na sua equipe de funcionários, pois são eles que constroem o valor de mercado dos produtos e serviços fornecidos pela instituição.

  1. Comunicação Institucional

A comunicação institucional é aquela voltada para a promoção da boa imagem de uma empresa no geral. Neste processo, os esforços são realizados não para a promoção de uma marca ou produto específico, mas sim para a construção de uma boa imagem da instituição como um todo. 

Para isso, existe o movimento de diferentes equipes: relações-públicas; assessoria de imprensa; editoração multimídia; jornalismo empresarial; publicidade e propaganda institucional; marketing. 

Num mundo pós-pandemia, a comunicação institucional ganhou muito mais impacto para o fornecimento de produtos e serviços. Isso acontece, pois, assim como explicado anteriormente, o consumidor moderno não está interessado apenas em comprar um objeto, mas sim os valores fornecidos pela empresa, como responsabilidade social e ambiental. 

Dessa forma, a comunicação integrada de uma organização deve também considerar as diferentes demandas do seu público-alvo enquanto posicionamento de mercado, para que assim seja possível estabelecer uma relação mais estreita com os seus clientes. 

  1. Comunicação Mercadológica

Por fim, o terceiro e último elemento da comunicação integrada consiste na promoção de produtos e serviços fornecidos pela empresa, bem como a marca que os compõem. 

Para que ocorra uma boa comunicação mercadológica, as empresas utilizam diferentes abordagens de promoção, como, por exemplo: marketing e propagandas; exposições em feiras e bancas de mercado; merchandising; venda pessoal e entre outros

É importante ressaltar ainda que, esses três elementos juntos são os responsáveis pela construção de uma comunicação organizacional de eficiência. Entretanto, atualmente, os gestores de uma empresa devem lembrar que todo esse processo de integralização é realizado de forma extremamente dinâmica. 

Dessa forma, todos os três elementos são colocados em prática ao mesmo tempo e por isso, antes de atuarmos com a comunicação integrada, é necessário a construção de um plano de ações consolidados que passam desde a equipe de marketing, até os setores administrativos, financeiros e jurídicos.

Importância da comunicação integrada na advocacia

Equipe em reunião sobre comunicação integrada

Como dito anteriormente, a comunicação integrada é um importante sistema para a promoção da imagem de uma empresa, fornecendo ao público uma experiência agradável de comunicação para que seja possível manter uma relação de alto padrão com o consumidor em qualquer canal de acesso à empresa ou aos seus produtos.

Para os escritórios de advocacia esse processo não poderia ser diferente. A aplicação da comunicação integrada nos setores jurídicos permite que a organização responsável pelos serviços de consultoria e assistência consiga transmitir maior segurança e confiabilidade para os seus clientes

Normalmente, quando um consumidor vai em busca de um escritório de advocacia, ele está levando consigo suas dores e problemas a serem resolvidos. Dessa forma, é importante que a empresa de advocacia consiga estabelecer uma melhor comunicação para o conforto do seu cliente, promovendo assim uma melhor experiência na contratação do serviço.

Dessa forma, a empresa deve garantir que o consumidor se sinta acolhido desde a busca pelo serviço, utilizando uma linguagem mais acessível, conferindo respostas mais rápidas e assertivas, transmitindo segurança e domínio na sua área de atuação e entre outros. 

Isso permitirá que o cliente não só confie no profissional por trás do serviço, como também facilita na fidelização do consumidor. Assim, mesmo após ter o seu problema solucionado, esse cliente continuará buscando o escritório para a prevenção e tratamento de demais situações no futuro.

Veja também: Currículo de advogados: como fazer, o que colocar e muito mais

Como aplicar a comunicação integrada na advocacia

A comunicação integrada deve ser aplicada na advocacia a partir de um planejamento consolidado das ações a serem aplicadas. Para isso, é importante que os responsáveis pelo projeto entendam quais são os objetivos desse processo, qual o seu público alvo e que tipo de indicadores serão utilizados no sistema. 

Pensando nisso, separamos alguns princípios que devem estar contidos no projeto aplicado ao setor jurídico:

  1. Consistência 

Para que seja possível realizar a integração de canais e a promoção de valores para o consumidor, a empresa deve se certificar de que as estratégias adotadas sejam capazes de serem aplicadas, gerando consistência à marca. 

Isso significa que cada ponto de interação deve seguir o mesmo padrão, se expressando na mesma linguagem e transmitindo os mesmos valores e princípios pré-estabelecidos pela empresa.

  1. Coerência

No processo de comunicação com o cliente, é importante que a empresa seja capaz de trocar informações com o seu consumidor de forma clara e objetiva. Num escritório de advocacia, a maioria dos clientes que procuram os serviços prestados já se encontram com uma série de dúvidas sobre os problemas que os cercam. 

Dessa forma, caso o primeiro contato com a empresa seja frustrante ou desconfortável para esse consumidor, a venda do serviço estará sendo diretamente prejudicada. Por isso, é importante estabelecermos vias de comunicação coerentes, onde o cliente consiga entender quais são as informações que estão sendo passadas e esteja confortável para sanar as suas dúvidas em relação ao serviço prestado.

  1. Complementariedade

Como o seu próprio nome sugere, a comunicação integrada é baseada na aplicação de diversos canais de comunicação com o mesmo fim. Para isso, a empresa deve se certificar que, ao acessar diferentes vias de informação, o cliente consiga encontrar direcionamentos para outros pontos de acesso. 

Assim, ao encontrar um conteúdo em rede social ele é direcionado para o site, no site ele encontra maiores informações sobre o serviço e é direcionado para a central de atendimento por WhatsApp e assim os sistemas de comunicação estão conectados de forma complementar, formando uma rede integrada de canais. 

  1. Continuidade

Como diz o ditado popular: quem não é visto, não é lembrado. 

Além de garantir um sistema de comunicação de qualidade, os escritórios de advocacia também devem construir estratégias contínuas de compartilhamento de informações. Isso acontece, pois, dificilmente um cliente do setor jurídico irá procurar os serviços da sua empresa semanalmente. 

Dessa forma, quando garantimos que este consumidor esteja lembrando dos nossos serviços de forma contínua, estamos também garantindo que a nossa marca seja a primeira a ser procurada quando surgir a demanda pelos serviços de advocacia

Para isso, você pode trabalhar com sistemas de mensagens automatizadas, como, por exemplo, o envio de e-mails semanais ou diários com conteúdos diversos sobre a sua empresa.

Antes de pensar em comunicação integrada é preciso entender bem o mercado, qual é o seu cliente foco, como o seu escritório quer ser reconhecido, assim como outros temas estratégicos.

O Jurídico Ágil pode apoiar nestas questões pois temos módulos estratégicos na nossa consultoria que aplica os seguintes temas:

  • Revisitar a missão, visão e valores e criar os novos direcionamentos baseado no conceito do PTM – Propósito Transformador Massivo
  • Revisão e definição da estratégia anual e trimestral com base em Canvas e técnicas de Design Thinking, Legal Design e Visual Law
  • Entendimento da satisfação do cliente por meio da métrica do NPS – Net Promoter Score
  • Visão e alinhamento sobre as hipóteses de negócios a serem experimentadas, dimensionamento dos riscos, incertezas e interdependências entre as equipes

Benefícios de um sistema com comunicação integrada

Como descrito ao longo deste conteúdo, a aplicação da comunicação integrada apresenta diversos benefícios para uma empresa, especialmente àquelas inseridas no setor jurídico. Pensando nisso, separamos uma lista das principais vantagens do processo de integralização dos canais de comunicação para o seu escritório de advocacia:

  1. Consolidação da Marca no mercado

O principal objetivo e benefício da comunicação integrada está na capacidade desse processo de promover a sua marca ao mercado de forma consolidada, transmitindo assim os valores pré-estabelecidos pela empresa até o seu público alvo. 

Ao fortalecer a imagem da sua organização, você estará transformando a empresa em uma referência no setor de atuação. Dessa forma, existirá uma maior preferência dos consumidores ao escolher o escritório responsável pelo atendimento de suas demandas jurídicas.

  1. Maior eficiência nos canais de comunicação 

Ao integrar os canais de comunicação, a sua empresa está permitindo que as informações compartilhadas cheguem de forma mais eficiente até o seu público alvo. Dessa forma, além de promover uma melhor experiência para o cliente, a instituição consegue ainda reduzir o tempo gasto para a formalização do serviço contratado.

  1. Maior eficiência na venda de serviços 

A comunicação integrada permite que a venda dos serviços de advocacia aconteça de forma mais fluida e eficiente, visto que, ao contatar o profissional responsável, o consumidor estará muito mais preparado e consciente dos processos realizados pela empresa. Assim, o cliente se sentirá mais seguro para realizar a contratação do serviço de advocacia.

  1. Consolidação financeira

Com a melhora nas vendas e um melhor posicionamento de mercado, o retorno financeiro obtido pela comunicação integrada tende a superar os gastos obtidos pela sua aplicação, permitindo assim uma maior consolidação financeira na empresa.

  1. Integralização da equipe

Outro ponto importante sobre a comunicação integrada é que ela consegue promover uma melhor troca de informações entre os membros da empresa. Assim, as atividades internas são realizadas de forma fluida e com maiores indicadores de produtividade e desempenho.

Marketing e comunicação integrada

Equipe de marketing pautando a comunicação integrada

Esse tipo de estratégia já é largamente conhecido no mundo inteiro, pois consiste no processo base de planejamento de marketing. 

Atualmente, é comum encontrarmos empresas de pequeno porte trabalhando em cima de uma comunicação mercadológica eficiente. Isso acontece, pois, essas estratégias possuem um impacto significativo nos indicadores de vendas e são utilizados principalmente para transmitir informações do produto ou serviço fornecido até o consumidor. 

Principais canais de comunicação integrada

Com a globalização, esse processo de integralização pode ser realizado em diferentes canais de comunicação, inclusive através da contratação de influenciadores digitais para a divulgação da sua marca em redes sociais. Com a popularização da internet e a expansão do mercado virtual, as grandes estratégias de marketing passaram a se consolidar nas redes sociais como Instagram, Twitter e Facebook, já que esses canais permitem uma melhor aproximação com o consumidor. 

Entretanto, não podemos esquecer que os canais de atendimento tradicionais também devem ser considerados na construção de uma estratégia consolidada, como, por exemplo: serviços de atendimento ao cliente por telefone, WhatsApp e e-mail.

Veja também: O direito pode ser ágil? 

Conclusão

Viu como a comunicação integrada contribui diretamente para o sucesso dos serviços de advocacia? Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para sanar as suas principais dúvidas acerca do assunto. 

Caso você tenha interesse em implementar diferentes ações para a integração dos canais de comunicação do seu escritório de advocacia através das Metodologias Ágeis, não perca tempo! Entre em contato conosco através do nosso site!

Já se o seu interesse for o aprendizado individual, se inscreva no nosso curso de Agile Masters Jurídico. Até mais!

RECEBA NOVIDADES!

Cadastra-se e receba novos conteúdos exclusivos da Jurídico Ágil por e-mail.

Leia também...

Sumário