Como as metodologias ágeis podem ajudar a justiça a se tornar mais acessível e democrática

Imagem de estátua de deusa themis, em escritório com advogada

No dia a dia dos departamentos jurídicos e escritórios de advocacia, é preciso lidar com um grande volume de processos e documentos. Entretanto, o mundo moderno demanda que exista uma praticidade nessas questões. Diante desse desafio, levanta-se a pergunta: afinal, a justiça pode ser ágil?

Essa é uma pergunta que à primeira vista pode parecer um tanto complexa, mas não é tanto, visto que a justiça não apenas pode, como tem sido ágil. Isso se dá quando existe a implementação de metodologias ágeis nos escritórios e departamentos jurídicos. Dessa forma, é possível obter resultados mais rápidos, com mais excelência e menos sobrecarga de trabalho.

Inclusive, a implementação das metodologias ágeis acabam por resultar, além de vários outros benefícios, em um retorno em lucro para as empresas, já que a agilidade possibilita a atração de novos clientes, tanto por entregas mais rápidas como mais alinhadas com a expectativa dos de cada cliente. Por isso, cada vez mais novos líderes jurídicos e advogados estão se entrando no mundo das metodologias ágeis e celebrando os seus resultados.

Muitos destes conseguem alcançar melhores resultados por meio da Jurídico Ágil! Afinal, nós temos o propósito de impulsionar times jurídicos a uma rotina mais eficiente e capaz de gerar melhor qualidade de vida aos funcionários. Para saber mais, acesse o nosso site e conheça o curso que irá te ensinar como tornar o seu negócio mais ágil, além da consultoria que te ajuda a implementar passo a passo na sua organização jurídica.

O advogado e a nova forma de pensar a gestão por meio do Agile

Afinal, o que é um método ágil?

As metodologias ágeis trazem um novo conceito de gestão de times e organizações. Entre algumas características, essas metodologias ou estruturas de trabalho, buscam diminuir a hierarquização na gestão ao proporcionar maior liberdade aos funcionários de uma empresa, maior visibilidade do que está sendo feito e maior colaboração entre as pessoas.

Por exemplo, no modelo tradicional de gestão existe um líder que planeja e instrui o que todos precisam fazer e existe uma hierarquia entre cargos com uma divisão muito específica do trabalho. Em oposição, a metodologia ágil ajuda a tirar o poder de decisão da mão de poucas pessoas e distribuí-lo colaborativamente entre a equipe.

Com isso, o resultado é mais rapidez na entrega do produto ou serviço e também melhor qualidade na entrega. Ademais, os funcionários se sentem mais conectados e responsáveis pela melhoria do negócio e conseguem se sentir mais parte da equipe. 

Por meio dessa metodologia, diversos escritórios de advocacia e departamentos jurídicos conseguiram melhorar os seus resultados e a Jurídico Ágil tem feito parte dessa história. Isso porque a nossa missão é ajudar um negócio jurídico a aumentar o seu potencial por meio das metodologias ágeis. Para saber mais sobre o nosso trabalho, acesse nosso site!

A justiça pode ser ágil?

Claro que pode! É possível diminuir a complicação dos trâmites e desenvolver novas maneiras de lidar com as demandas. Inclusive, aos poucos estamos conseguindo reduzir essa imagem de um direito extremamente burocrático e inacessível.

Para isso, as metodologias ágeis têm sido fundamentais, visto que elas proporcionam mais rapidez na solução de problemas e resultados mais precisos. Como resultado, podemos desenvolver um setor ou departamento jurídico mais democrático, com melhor desempenho e capacidade de solucionar os problemas das pessoas.

Boa parte disso se deve também ao uso da tecnologia em favor do direito. Por meio de softwares específicos é possível criar uma gestão automatizada e mais ágil. Além disso, as ferramentas digitais também possibilitam que o trabalho jurídico chegue mais longe e esteja acessível ao maior número de pessoas. 

Essas são apenas algumas das soluções que podemos pensar para acelerar o trabalho jurídico e torná-lo mais eficiente naquilo que se propõe. Porém, existem muitas possibilidades para tornar a justiça mais ágil. 

Nós, da Jurídico Ágil, acreditamos que o direito pode ser mais acessível e menos burocrático e por isso nos propomos a ensinar o uso das metodologias ágeis a profissionais do direito além de montar um plano de implementação e executar por meio da nossa consultoria. Portanto, acesse o nosso site caso você tenha interesse em compreender como podemos ajudar o seu negócio a ter melhor desempenho!

Como a digitalização está mudando a justiça

Por muito tempo, toda a tramitação processual realizada pelo setor público e demais setores jurídicos era feito de forma analógica. Isso implicava em um enorme volume de papéis e difícil organização, de modo que o resultado de processos básicos poderiam demorar muito mais do que demoram hoje. 

Porém, essa realidade começou a mudar quando o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu a digitalização dos processos e começou a definir o Processo Judicial Eletrônico, o PJE. Assim, deu-se início a uma nova era no setor jurídico: a era da digitalização.

Com isso, os processos físicos estão sendo digitalizados e também existe uma mudança no trabalho jurídico como um todo. Isso porque o Poder Jurídico começou a atuar virtualmente com mais frequência, provando que é possível usar a tecnologia em favor de um direito mais ágil.

Não por acaso que estamos falando sobre esse aspecto em um artigo sobre metodologias ágeis. Afinal, o método ágil usa com muita frequência das tecnologias para aumentar a dinâmica no trabalho jurídico e os resultados são ótimos. 

Cada vez o direito se torna menos burocrático e mais apto para lidar com as demandas da população. De fato, a combinação entre os métodos ágeis e também o uso da tecnologia possibilita que a justiça se torne mais competente.

Para os sócios de escritórios e gestores de departamentos jurídicos, isso pode representar um aumento da capacidade produtiva dos times. Como resultado, há maior retorno financeiro, visto que o negócio passa a ser muito mais rentável, com menos custo e mais lucro. 

Para saber como a metodologia ágil aliada à tecnologia pode transformar o seu negócio, acesse o site da Jurídico Ágil e veja como nós podemos te ajudar nessa jornada!

Sociedade de advogados: como manter uma boa relação entre os sócios

Exemplo de metodologias ágeis no direito

Você já deve ter notado que não falamos apenas “metodologia ágil”, mas sim utilizamos o plural no termo. Isso acontece porque não existe apenas uma forma de aplicar o método ágil, mas diversas e a maioria delas é totalmente aplicável ao direito.

No caso, o início dos estudos e desenvolvimento da metodologia ágil surgiu pela ideia de gestão pelos times de tecnologia, mas aos poucos foi possível incorporar o método a diversas áreas. Certamente, o direito foi um dos setores que mais foi beneficiado pelas metodologias ágeis, de modo que muitos escritórios já os incorporam. 

Para deixar ainda mais detalhado como se dá a aplicação dessas metodologias ao direito, separamos aqui alguns exemplos, confira!

Estrutura ‘Scrum’ ou ‘Scrum Meetings’

Como já mencionamos, o uso das metodologias ágeis traz uma forma de tornar a gestão mais horizontal, ou seja, menos centralizada. Entretanto, a horizontalidade implica em alguns desafios, sendo que o principal deles é o de deixar a equipe alinhada.

Para isso, as “Scrum Meetings” são essenciais. Trata-se de pequenas reuniões diárias para repassar informações importantes para aquele dia de trabalho. Por meio delas, é possível substituir aquelas grandes e enfadonhas reuniões enormes e com pautas intermináveis.

Ademais, permite que haja melhores alinhamentos, alinhamentos de dúvidas, ajustes imediatos de possíveis erros e também melhoria do desempenho a curto prazo.

Método Kanban

Este segundo método é um dos mais populares entre os adeptos das metodologias ágeis. Trata-se de um sistema baseado em um quadro visual que utiliza cartões e colunas que mostram o fluxo do trabalho e quais as tarefas que precisam ser feitas, bem como seus prazos. O cartões no método Kanban também possibilitam sinalizar a prioridade de cada tarefa, ou seja, o que é mais importante e, precisa ser feito primeiro.

Para isso, os gestores podem utilizar softwares e programas para fazer e atualizar esses cartões, sendo que o Trello é o mais popular atualmente. Um dos benefícios será a possibilidade de acompanhar, em tempo real, como está o andamento das tarefas.

Por isso, os times jurídicos conseguem aproveitar bastante esse método, uma vez que se trata de uma área com um grande número de demandas ao mesmo tempo. Temos clientes tanto no consultivo como no contencioso com dezenas de milhares de processos, todos dentro do quadro e método Kanban.

Metodologia Lean

Por último, temos uma metodologia muito comum no mundo do direito. No caso, “Lean” significa “Enxuto”, de modo que o método tem como principal objetivo a eliminação do desperdício de tempo na realização de uma tarefa.

Inicialmente, a metodologia aparece no setor automotivo, mais precisamente na fábrica da Toyota. Sua aplicação consiste em diminuir os processos que ocupam muito tempo e que não servem para muita coisa. Ao invés disso, prioriza-se o foco nas tarefas mais importantes. Ademais, é possível utilizar as tecnologias de automação para agilizar rotinas administrativas. 

Por fim, vale destacar como cada uma dessas metodologias possibilitam que o mundo jurídico desempenhe melhor a sua função. Por isso, nós da Jurídico Ágil nos comprometemos com a missão de ensinar e acompanhar os profissionais do direito a exercerem um trabalho mais ágil. Para saber como funciona o nosso método de ensino, acesse o nosso site.

Princípios da Metodologia Ágil

O desenvolvimento da metodologia ágil também implica em alguns princípios e valores que podem nortear a aplicação dos métodos ágeis em sua empresa ou em seu setor. Esses princípios surgiram junto ao próprio manifesto ágil, no ano de 2001 e consiste nos seguintes valores:

  • Indivíduos e interação são mais importantes que processos e ferramentas;
  • É preciso ter Softwares em funcionamento mais do que documentação abrangente;
  • A colaboração do cliente é mais importante que a negociação dos contratos;
  • É necessário responder às mudanças mais do que seguir um plano.

Resumidamente, é preciso dar prioridade à comunicação entre os membros de uma equipe e contar com a ajuda de softwares para potencializar o atendimento ao cliente. Isso possibilita que o resultado venha com melhor qualidade e em menos tempo.

Softwares que podem auxiliar processos ágeis

Como acabamos de mencionar, as metodologias ágeis demandam um bom uso de softwares, ou seja, programas que ajudem na gestão dos processos. Atualmente, existe um grande número de ferramentas disponíveis que podem tornar a sua experiência com essas metodologias ainda melhor. Confira alguns exemplos:

  • Trello: Essa plataforma é excelente para desenvolver o método Kanban, visto que é possível organizar cartões em que se estabelece prazos e critérios de entrega. Ademais, trata-se de uma plataforma gratuita, mas com uma versão premium para acionar mais ferramentas;
  • Microsoft Planner: Com o Planner, você e sua equipe podem criar planos, atribuir tarefas, conversar sobre tarefas e ver gráficos do progresso da sua equipe. A maioria dos departamentos jurídicos já tem o planner instalado em seus computadores como parte dos aplicativos corporativos. 
  • Atassian Jira: Trata-se de uma plataforma paga, com ótima capacidade de organizar as etapas de um projeto, direcionando cada função a um profissional diferente. Além disso, ele permite que haja o acompanhamento do desenvolvimento das tarefas. 
  • Axosoft: Mais uma excelente plataforma, na qual é possível organizar reuniões de Scrum, automatizar tarefas administrativas e levantar gráficos e tabelas para analisar o desempenho da equipe;
  • iceScrum: Nessa plataforma também será possível desenvolver cards com as tarefas para cada um dos funcionários, porém ela tem maior foco na elaboração de gráficos e métricas que permitem melhor análise de como tem sido a entrega. 

Vantagens de usar a metodologia ágil na justiça

Por conta de sua própria natureza analítica e minuciosa, o direito pode se tornar uma área com muitos trâmites burocráticos. Entretanto, atualmente é preciso acelerar esses processos, visto que o tempo está cada vez mais curto.

Assim, o principal benefício de utilizar as metodologias ágeis realmente é a possibilidade de otimizar o tempo de entrega, a visualização e a colaboração do time. Porém, estes não são os únicos benefícios, pois também podemos dizer como essas metodologias ajudam a desenvolver o potencial dos funcionários por meio da atribuição de responsabilidades.

Também é possível reduzir os erros, visto que haverá maior facilidade na execução das tarefas. Tudo isso têm contribuído para que cada vez mais empresários e gestores optem por dinamizar e organizar a sua equipe por meio dessas metodologias.

Nesse sentido, nós da Jurídico Ágil somos grandes potencializadores das metodologias ágeis. Nosso grande objetivo é ensinar equipes jurídicas a aplicar as metodologias às realidades de seus ambientes de trabalho, e os resultados impressionam. Para saber mais, acesse o nosso site!

Como os métodos ágeis democratizaram o acesso à justiça

A redução da burocracia por si só já é uma forma de democratizar a justiça para as pessoas. Além disso, a redução de custos proporcionadas pela agilidade também ajuda a tornar o direito mais acessível a um maior número de pessoas

Outro critério fundamental é o uso das tecnologias, pois se abre uma janela de trabalho imensa e mais indivíduos, em diferentes lugares, conseguem acessar informações jurídicas. Como consequência, vemos que o direito ganha uma nova roupagem que veio para ficar e que está transformando a vida de muita gente!

Currículo de advogado: como fazer, o que colocar e mais 

Conclusão

As metodologias ágeis vieram para ficar e representam um novo momento para a gestão, sobretudo para área do direito. Por meio dela, reduz-se o tempo para a resolução de problemas jurídicos, amplia-se a possibilidade de atuação do direito e há a redução de custos para os empresários do direito.

São muitos benefícios, de modo que um grande número de advogados e gestores de departamentos jurídicos optaram por utilizar as metodologias ágeis. Inclusive, os que fizeram isso conseguiram se destacar no mercado por oferecer um serviço de melhor qualidade, mais rápido e mais acessível.Então, por que não experimentar essas metodologias com a sua equipe? Para isso, você pode contar com a ajuda da Jurídico Ágil, pois o nosso grande objetivo é integrar o seu time a essa nova realidade no mundo do direito. Para saber mais, acesse o nosso site!

RECEBA NOVIDADES!

Cadastra-se e receba novos conteúdos exclusivos da Jurídico Ágil por e-mail.

Leia também...

Sumário